Apresentação

Oi, pessoal!


Nós somos professoras da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e estamos fazendo um curso,Melhor Gestão/Melhor Ensino, cujas aulas são presenciais e on line. Nosso objetivo maior foi criarmos um blog para postarmos nossas histórias com referência como adquirirmos o gosto pela leitura. Vocês verão que são histórias emocionantes e que todos nós passamos por provações antes de nos tornarmos verdadeiros leitores. O ambiente virtual está sendo um grande desafio para nós educadores, pois não temos muita prática nesses tipos de ambientes.

Fazemos um convite a todos para que visitem o Blog constantemente, pois temos grandes desafios para vocês: o de tornar mais e mais leitores críticos e conscientes e acompanhar nosso processo de evolução na criação do Blog.

Um beijo para vocês.

Roseli, Rosiani e Salete

domingo, 2 de junho de 2013

                                      Eu, leitora,  mesmo sem saber ler.....


   Desde menina me vejo como leitora; acho até que mesmo antes de ser alfabetizada já adorava tentar adivinhar, quando folheava algo, o que estava escrito..

   Meus pais, mesmo sem maior instrução, são sábios e sempre incentivaram esta minha vontade devorar livros.

   Lembro-me quando ganhei de minha mãe meu primeiro livro que tinha mais figuras que palavras.

   Pedi outros e outros e nunca ouvi um não.

   Como eu adorava abrir e “devorar “ o conteúdo de cada história!!!

   Mas tive uma experiência não muito feliz: numa determinada época da minha vida, a professora da então 7ª série, pediu que lêssemos o livro “O pequeno príncipe” e eu com a obra em mãos não conseguia ir adiante. Li então por obrigação e não por prazer, como sempre digo aos meus alunos.

Hoje adoro esta obra e sempre cito em sala falas que nos dizem algo como “Tu és responsável  por tudo aquilo que cativas”.

   Num outro momento a professora pediu que lêssemos “O menino do dedo verde” e eu comecei a rir em sala. Já havia lido umas 3 vezes e agora ela pedia?

   Fico triste quando peço leitura aos meus alunos e eles não fazem. Ler é estar em contato direto com o mundo das palavras.

   Hoje sei que ter liberdade para ler o que se quer ler é essencial  e podemos. através dela..  sonharmos e termos a realidade que desejamos naquele momento...

                                                        Abraços a todos

                    Salete Vilela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...