Apresentação

Oi, pessoal!


Nós somos professoras da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e estamos fazendo um curso,Melhor Gestão/Melhor Ensino, cujas aulas são presenciais e on line. Nosso objetivo maior foi criarmos um blog para postarmos nossas histórias com referência como adquirirmos o gosto pela leitura. Vocês verão que são histórias emocionantes e que todos nós passamos por provações antes de nos tornarmos verdadeiros leitores. O ambiente virtual está sendo um grande desafio para nós educadores, pois não temos muita prática nesses tipos de ambientes.

Fazemos um convite a todos para que visitem o Blog constantemente, pois temos grandes desafios para vocês: o de tornar mais e mais leitores críticos e conscientes e acompanhar nosso processo de evolução na criação do Blog.

Um beijo para vocês.

Roseli, Rosiani e Salete

sábado, 1 de junho de 2013

Eu, Leitora...

     Minha experiência com leitura começou aos 11 anos, quando tive autorização de minha mãe para poder sair de casa. Não que na escola não lêssemos, mas ainda eu não tinha gosto pela leitura.
     Era época da ditadura militar e o ensino de Língua Portuguesa envolvia os paradidáticos para realizar provas (verificação de leitura). Para vocês terem uma ideia, eu cheguei a desmaiar na sala de aula fazendo prova de Interpretação de Texto. Eu estava com dor de barriga e solicitei para a professora que precisava utilizar o banheiro.                       
     A professora falou para eu sentar. Quando eu fiquei desacordada, ela pensou que eu estava colando. Ela veio correndo e me ajudou a recobrar a consciência. No dia seguinte, minha mãe foi à escola. Detalhes.
       Na outra sala, a professora havia passado o livro A Ilha Perdida. Como eram tempos difíceis, minha mãe só comprava o livro do bimestre. É porque naquela época, não ganhávamos livros. Tínhamos que solucionar o problema. Fiz a carteirinha da biblioteca da Moóca e retirei o livro. Amei a leitura. Toda semana, eu batia cartão na biblioteca. Li também Meu Pé de Laranja Lima, além de dar conta dos livros bimestrais. E foram vários: Pluft, o Fantasminha, A Vaca Voadora, O Pequeno Príncipe, Para Gostar de Ler - volume I, Marina, A Revolução dos Bichos, Um Cadáver ouve rádio, O Mistério do Cinco Estrelas, O Ipê Floresce em Agosto, Para gostar de Ler - volume III, O Príncipe e o Mendigo, entre outros.
      Na oportunidade do Ensino de 2º Grau, o ritmo diminuiu, pois eu estudava e trabalhava, mas eu me lembro que adorei um livro que a professora de Português chamado O Teatro Vicentino. Pedi emprestado e adorei Gil Vicente.
    Mais tarde, eu comecei a ler Sabrina e Júlia que comprava nas bancas de jornais ou trocava na feira. Amava os encontros e desencontros amorosos. Quem desaconselhou este tipo de leitura foi meu professor de literatura da faculdade. Ele dizia que este tipo de leitura era "água com açúcar". Daí, entrei em contato com os clássicos. Nem precisa falar que já estava completamente apaixonada pela leitura.
       Nunca mais parei.
Rosiani

Um comentário:

  1. Oi Rosi!!!
    Amei o teu depoimento, acho que até sei quem te desmotivou a ler revitas do tipo Sabrina, pois aconteceu comigo também!!!!!rsrsrsr
    Mas graças a Deus nos tornamos o que somos hoje não é?!!!P R O F E S S O R A S!!!!!
    Gostei muito do depoimento da Salete e da Roseli,
    ...somos responsáveis...
    ...escrever com vistas para a natureza...
    Muito bom mesmo!!!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário...